• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Dalton  Macambira e equipe técnica da Semar realizaram uma visita ao Parque Zoobotânico de Teresina com objetivo de verificar os recintos dos ursos, leão e as ilhas dos primatas. No recinto dos ursos, Dalton Macambira ressaltou que em breve estará disponibilizando aos visitantes o retorno dos vidros blindados que sofreram ação de vandalismo por duas vezes. "Para garantir maior segurança aos visitantes, tivemos que isolar as grandes janelas de vidros que proporcionavam o contato mais de perto com os ursos", enfatiza.

 


Os ursos estão sendo acompanhado por veterinários e biólogos. Por dia, eles consomem, cada um, 12 quilos de alimentos entre rações e frutas, totalizando mais de 40 quilos de alimentos que diariamente são destinados somente para os ursos no parque. São frutas selecionadas, analisando sua qualidade. Além disso, constantemente são verificadas a climatização do recinto e a saúde dos animais.

 



Já no recinto dos leões, o secretário e equipe analisaram os cuidados naturais que os três filhotes recebem da leoa, que impede qualquer tipo de aproximação. "É preciso chegar com cuidado, pois a mãe dos filhotes está um tanto estressada e isso resulta em total proteção aos novos animais do parque. Portanto, é preciso reforçar a segurança, até mesmo dos tratadores. O nascimento dos três filhotes é mais uma conquista  de constantes incentivos da Semar, através do Zoobotânico, pois o último nascimento dessa espécie aconteceu no ano de 2000", disse o veterinário Luciano Lucena.

 


Dalton Macambira contabiliza, com os novos animais, um total de 20 filhotes de leão que já nasceram no parque. "Recordo que os filhotes das últimas ninhadas não sobreviveram, mas com estes os cuidados estão sendo redobrados", garante.

 

Piaui