Um levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) mostrou que o Piauí é o sexto estado do Brasil em número de matrículas pelo Sisu, com 7.596 estudantes. O Rio de Janeiro é o primeiro do ranking com 14.261.

 

O número do Piauí chama atenção porque o estado tem apenas a 18ª maior população do Brasil (3.160.748 de habitantes), o que representa 1,6% do total. Já com relação aos que ingressaram em universidades por meio do Sisu, a unidade é responsável por 7,6% de todas as matrículas.

 

Para efeito de comparação, o Pernambuco, quem tem uma população mais de duas vezes maior do que a piauiense (8.931.028 habitantes), possui 4.980 estudantes matriculados pelo Sisu, 2.616 alunos a menos do o Piauí.

 

Outro dado expressivo é que o Piauí recebeu mais de seis vezes o número de estudantes que saíram do estado. Ou seja, 1.175 pessoas de outras unidades vieram estudar na terra de Torquato Neto, enquanto apenas 187 piauienses deixaram o seu estado natal para cursarem uma universidade em outras unidades da federação.

 

Três instituições de ensino superior adotaram o Sisu como forma de ingresso no Piauí: as universidades Federal e Estadual, além do Instituto Federal, antigo Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica).

 

 

G1PI