• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Quatorze alunos do Instituto Federal do Piauí foram selecionados no Programa Ciência sem Fronteiras e irão estudar no Reino Unido, Itália, Canadá, Austrália e Espanha. Os aprovados são estudantes dos campi Floriano, Teresina Central e Teresina Zona Sul.

 

Um deles é o estudante de Geoprocessamento, João Victor, 21 anos, que inscreveu o projeto de Geomatica por conta própria, mas não tinha a expectativa de passar. “Eu inscrevi primeiro para Portugal, mas recebi uma carta de recomendação pedindo que eu mudasse o país, então escolhi o Canadá, porque foi lá que surgiu o meu curso e fui selecionado”, destacou o estudante.

 

Ele disse que tem as melhores expectativas, já que além do crescimento profissional também viverá novas experiências pessoais. “Tem o lado profissional e também o pessoal já que vou morar sozinho, administrar meu próprio dinheiro e aperfeiçoar uma nova língua. Então são as melhores expectativas possíveis”, afirmou. 

 

De acordo com a assessora de Relações Internacionais, Áurea Santos, os selecionados serão convocados para encontros de orientação com a Coordenação local do CsF. “Além disso, devem aguardar o envio de novas instruções da Capes/CNPq sobre as próximas etapas do processo seletivo”, esclarece.

 

Será disponibilizado pelo parceiro no país de destino um link para preenchimento das informações necessárias para início do processo de alocação na instituição do país de destino. Os alunos aprovados só poderão solicitar o visto depois que receberem a carta de aceite de uma universidade no exterior e a carta de benefícios da CAPES/CNPq.

 

A data de embarque está sujeita ao processo de alocação em cada país, que depende dos requisitos da instituição no exterior, bem como dos requisitos e critérios de seleção e classificação previstos no Edital. “É importante que os alunos aprovados providenciem o passaporte e leiam a cartilha de apoio ao estudante no exterior para se familiarizarem com todo o processo”, ressalta Áurea.

 

 

Cidadeverde