A agência dos correios do município de Simplício Mendes, localizado a 420 quilômetros de distância de Teresina, foi arrombada na madrugada desta sexta-feira, 12, por homens ainda não identificados. O arrombamento só foi descoberto na hora que os funcionários chegaram para trabalhar.
Os ladrões arrebentaram um portão que fica ao lado da prefeitura municipal e abriram um buraco na parede. Eles entraram na agência e levaram todo dinheiro do cofre. A polícia federal já tomou conhecimento do arrombamento, e deve chegar ainda hoje em Simplício Mendes para fazer a perícia. O local já foi isolado pelos funcionários, com o apoio da polícia local. A quantia levada não foi divulgada.
AÇÃO DO MPF
A ação criminosa se deu um dia após o Ministério Público Federal ajuizar ação civil pública para que a justiça obrigue a Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos (ECT) e o Banco do Brasil a adotarem medidas que garantam a segurança dos consumidores e usuários que utilizam os serviços das agências.
De acordo com os dados colhidos pelo MPF-PI, somente no período de janeiro a outubro de 2012, a Diretoria Regional dos Correios no Piauí registrou 109 ocorrências: 38 assaltos, 72 arrombamentos e 9 tentativas de arrombamento. O MPF apurou também que, de janeiro até o início de outubro de 2012, juntos, o Banco do Brasil e os Correios já acumulam um prejuízo de quase 2 milhões de reais.
Caso BB e a ECT não promovam a adequação no prazo de 90 dias, a Empresa de Correios será proibida de prestar atendimentos como Banco Postal, sob pena de multa de 10 mil reais por cada atendimento realizado indevidamente.
portalaz