• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 As unidades itinerantes do Programa Qualifica Piauí, que chegaram à capital no final do mês de fevereiro, estão prontas e serão apresentadas no dia 2 de abril, no evento que ocorrerá a partir das 18 horas, no Theatro 4 de Setembro, durante o lançamento oficial do programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã.

São 4 caminhões estruturados com salas de aula aptas para sediar cursos nas áreas de Construção Civil, Embelezamento e Corte e Costura, todos dispondo de instrumentos específicos para cada área, para que seja possível a execução das aulas, tanto teóricas quanto práticas. As unidades percorrerão o Piauí de Norte a Sul levando capacitação e oportunidade de crescimento aos jovens do Estado.

O Qualifica Piauí é uma ação do Governo do Estado, realizado através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), que tem como principal objetivo a qualificação profissional do público que será contemplado pelo Programa Mais Viver, o qual visa retirar famílias da situação de extrema pobreza.

As unidades móveis passarão por cidades polo, onde ficarão por um mês, período de tempo em que a carga horária do curso de 200 horas/aula é cumprida. Os caminhões começam a fazer as rotas de viagem logo após o lançamento, percorrendo o estado de Norte a Sul e beneficiando, até março de 2014, 3.504 pessoas, sendo 2.304 alunos do curso de Embelezamento e Corte e Costura e 1.200 alunos do curso de Construção Civil.

A novidade, segundo a secretária de Trabalho, Larissa Maia, disponibiliza um alto nível de qualidade aos alunos, o que faz com que cada um deles tenha prazer em participar da capacitação. “O Qualifica Piauí é uma ação que busca aumentar o índice de empregabilidade dos cidadãos piauienses, através da qualificação profissional, e esta, feita através das unidades itinerantes é o grande diferencial do projeto, em que será ofertada aos alunos uma estrutura de última geração”, diz.

A previsão é de que as primeiras turmas a receberem a qualificação nos caminhões móveis sejam as de Teresina, Piripiri, Parnaíba, Piracuruca, Valença, Oeiras, Santa Cruz dos Milagres e Itainopólis, com curso de Embelezamento e Corte e Costura, enquanto os alunos de Paulistana, Simões, Pio IX, Picos, Itainopólis, Teresina, Uruçuí, Elizeu Martins, Bom Jesus, Corrente e Curimatá, receberão o curso de Construção Civil. Em um ano, até 48 municípios poderão ser atendidos pelo projeto através da capacitação itinerante.

O evento realizado pela Setre, na terça-feira (2), que irá lançar oficialmente os dois programas (Projovem Trabalhador e Qualifica Piauí), é destinada principalmente ao alunos e professores dos programas. A solenidade, que contará com a presença de autoridades locais e a nível de Estado, dentre elas, a do governador Wilson Martins, será aberta ao público.