vilajerusalem1832013Cerca de 50 policiais militares do Piauí promoveram no final da tarde desta segunda-feira, 18, a ocupação da Vila Jerusalém, zona Sul de Teresina. O objetivo é encontrar armas e drogas na região. A ação seguirá até as 22:00h. A operação é comandada pelo coronel Alberto Menezes, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), e conta com apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e outros grupamentos de segurança Pública de Teresina.

 

“Em 40 minutos de operação foram detidos três homens com cachimbos e pedras de crack. Eles foram encaminhados para a Central de Flagrantes. As abordagens pessoais continuaram”, explica o capitão Fábio Soares, do 6º BPM. Segundo o comando da operação, a Vila Jerusalém é considerada um dos pontos críticos de segurança em Teresina. Os militares seguem a pé pelo local realizando abordagens pessoais em pessoas com atitudes suspeitas.

 

“A ação aconteceu após um pedido da própria população que estava indignada com a realidade de violência e insegurança. A área tem muitos registros de apreensões armas de fogos e drogas”, informa o capitão Fábio Soares. O comando da operação informa ainda que a operação se estenderá por toda a semana em pontos espalhados pela zona Sul da capital. Na entrada da Vila Jerusalém está sendo realizada uma blitz.

 

De acordo com o comandante de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí, coronel José Fernandes Albuquerque, a ocupação não tem duração definida. “Pode durar de 3 três dias até semanas. Vai depender de como o trabalho for desenvolvido”, disse.

 

A intenção é investir em policiamento ostensivo preventivo com reforço de policiamento nos principais pontos de venda e consumo de drogas na capital do Piauí. “Vamos permanecer o maior tempo possível. Queremos diminuir a oferta de drogas que sempre se apresenta de forma forte na Vila Jerusalém”, explica coronel Albuquerque. Viaturas e motocicletas foram destinadas para reforçar o policiamento na região. Não está descartada a expansão do projeto para outros bairros e principalmente vilas de Teresina, que apresentem grande incidência do tráfico de drogas.

 

“Vamos enfraquecer o tráfico. Vamos chegar em outros bairros com grande incidência de crimes. Temos feitos vários levantamentos para determinar quais as áreas mais críticas. A grande quantidade de drogas e o alto número de usuários na região impressionam, por isso, vamos combater”, avalia o comandante de Operações Especiais da PM/PI.

 

 

Cidadeverde