No último dia do Seminário de Integração dos Gestores do Estado do Piauí, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) marcou presença na mesa-redonda Vigilância em Saúde: Prioridades e Enfrentamento. O evento, que reúne representantes dos 224 municípios do Estado, teve como objetivo promover espaços de discussões e apropriações das políticas e programas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), no contexto atual.

 

A diretora da Divisa, Tatiana Chaves, destacou o fortalecimento da descentralização das ações de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador e suas dificuldades. “A Divisa trabalha em cima de um planejamento, então nós temos muita dificuldade para descentralizar as ações, principalmente pelo pouco entendimento dos gestores municipais acerca da importância das ações de vigilância no intuito de garantir a prevenção de doenças e agravos relacionados à saúde pública no nosso Estado”, disse a diretora.

 

Durante sua participação, Tatiana Chaves divulgou ainda o cronograma dos cursos de capacitações que serão realizados em 2013. “Os cursos vão contemplar as áreas de alimentos, medicamentos, serviços de saúde, saneamento, jurídico e saúde do trabalhador”, ressaltou.

 

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Sesapi também participou da mesma mesa-redonda, na ocasião discutindo o enfrentamento a doenças.

 

A programação segue no período da tarde com discussões sobre a Assistência à Saúde, através do Samu e Regulação e Controle do Sistema de Saúde.

 

govpi