A deputada Rejane Dias (PT) falou sobre visita às instalações do IESVAP (Instituto Superior do Vale Parnaíba), no município de Parnaíba, em companhia do senador Wellington Dias, (PT-PI) do deputado federal do PT do Tocantins, Paulo Mourão, do prefeito Florentino Neto, do vice-prefeito, Chagas Fontenele, de vereadores e do presidente municipal do PT, Edvan França.
Segundo a deputada, o IESVAP está instalado na zona sul de Parnaíba e vai oferecer os cursos de Medicina, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Educação Física. O empreendimento está aguardando apenas autorização do Ministério da Educação, para começar a funcionar. As instalações estão prontas, com laboratórios, salas de aula e biblioteca.
No mesmo pronunciamento, a deputada disse que aguarda apenas a sanção governamental a projeto de sua autoria, que trata da questão ambiental que dificulta a vida dos pequenos produtores de pescado,que não têm como pagar a licença ambiental,que é superior a R$ 2 mil reais.
Sobre o Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba, o deputado Chico Ramos (PMDB) observou que haverá dificuldades quando chegar na parte do ensino médico. Para ele, a situação é grave em todo o Piauí, pela falta de hospitais. Ele reconhece que na parte laboratorial as faculdades são satisfatórias.
Francisco Ramos citou o exemplo de Teresina, onde o Hospital Getúlio Vargas está prejudicando o ensino médico, depois que foi criado o HUT, para ele um projeto errado, pois ele manda seus pacientes para o HGV, por não ter condições de prosseguimento com o tratamento dos acidentados.
piauinoticias.com
Alepi