• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

direitoO Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher reuniu-se nesta sexta-feira, 15, para avaliar as ações de 2012 e planejar as novas atividades para 2013. A oficina realizada no auditório da Facime, em Teresina, contou com a participação das representações da Universidade Federal do Piauí, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), da Associação das Mulheres Organizadas, do grupo Matizes, da Federação das Associações de Moradores (FAMCC), e das Secretarias de Estado da Assistência Social (SASC), Planejamento (Seplan) e da Saúde (Sesapi).

 

De acordo com a presidente, Rosalina Rodrigues, o movimento conseguiu instituir conselhos de defesa da mulher em várias cidades do estado e esta será uma ação intensificada durante este ano. “Queremos ampliar a parceria com vereadoras, gestores municipais para que possamos aumentar a criação de conselhos nas cidades como uma forma de apoiar cada vez mais a mulher do campo, que representa a parte das que mais sofrem agressões e desrespeito. Isso, sem dúvida fortalecerá nossa luta na defesa pelos direitos da mulher” afirma.

 

A Diretora da Unidade de Políticas Públicas para a Mulher, representante da Sasc no Conselho, Sônia Terra, falou das boas expectativas para 2013, como o Pacto Nacional para o enfrentamento da violência contra a mulher como fruto das parcerias de governo para fortalecimento das políticas afirmativas e isso deve ser valorizado.  “É fato que temos muito a fazer, mas precisamos valorizar as conquistas já alcançadas. Se temos um Conselho atuante, instituições que valorizam suas representações no Conselho, isso custou o trabalho e luta de muita gente, por isso precisamos fazer valer a pena esta história”, avalia.

 

Pacto Nacional

 

Ainda de acordo com Sônia Terra, dentre as ações a serem trabalhadas pelo CDDM, estão as atividades alusivas ao dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que este ano, a expectativa é que seja formalizado um Pacto Nacional entre governos federal e estaduais, defensorias públicas e o judiciário. “O Pacto Nacional é uma proposta que está sendo articulada pela própria presidenta Dilma Rousseff e deve ser assinado ainda no primeiro semestre do ano” afirma.

 

 

Ascom