Depois da forte chuva que atingiu o município de Alegre do Piauí, na região Sul do estado, nessa terça-feira, 22, os moradores da cidade voltaram para suas casas. De acordo com o Instituto de Metereologia do Piauí a precipitação de 220 milímetros durou cerca de cinco horas deixando o município em situação de alerta.

 

Com as chuvas, o açude que abastece a cidade, transbordou e causou destruição nas ruas e em dezenas de casas na cidade. Na quarta-feira, 23, técnico da Defesa Civil visitaram Alegrete do Piauí e confirmaram o estado de calamidade pública.

 

“Parte da cidade estava sem água e sem energia. Os três poços de abastecimento foram soterrados e nós já estamos realizando uma operação de carro pipa para abastecer a população”, informa o representante da Defesa Civil, Jerry Brasil.

 

O agricultor José Miliano Silva disse que perdeu tudo com a enchente. “A água passou por cima de tudo, atingiu cerca de 60 casas, além da minha. Destruiu ruas e avenidas. Até mesmo um ônibus foi arrastado”, afirma.

 

O prefeito Márcio Alencar já decretou estado de calamidade pública e pediu ajuda ao Governo do Estado.

 

De acordo com a aposentada Maria da Conceição, a maioria das famílias, que tiveram suas casas destruídas, foram para casas de parentes. “Aqui perdemos tudo, a chuva demorou a vir, mas quando veio levou tudo. Agora, é trabalhar para conseguir tudo de novo”, disse.

 

Segundo a Defesa Civil já foi restabelecida cerca de 90% da energia elétrica da cidade. Já o abastecimento de água continua sendo feito por carros pipas.

 

 

G1PI