• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) abriu edital para elaboração dos “Estudos de Viabilidade do Canal de Integração do Sertão Piauiense”, o passo inicial para a Integração das Bacias dos Rios Parnaíba e São Francisco.

 

Os envelopes serão abertos no dia 25 de fevereiro e o trabalho será financiado pelo Banco do Nordeste. A Integração de Bacias é um projeto defendido pelo deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) por ser a solução definitiva para a falta de água no semiárido piauiense, acentuada em períodos de Seca, como esse que o Nordeste enfrenta agora.

 

O objetivo do projeto é levar água ao semiárido nordestino, via canais, integrando grandes barragens, perenizando rios como o Canindé, Piauí, Itaim e outros, resolvendo definitivamente o problema de falta de água no Piauí para beber, para consumo dos animais, agricultura e outros setores produtivos.

 

“A obra objetiva a segurança hídrica e vai permitir a convivência da população com o semiárido”, afirma o petista. “É inaceitável que, no tempo em que vivemos hoje, com tanta tecnologia disponível, tanta gente ainda passe sede”, disse.

 

O próximo passo, segundo Assis Carvalho, é a luta da bancada federal para incluir o projeto no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A bancada tem outras opções de projetos para resolver o problema da água. O deputado Assis defende que a ação seja focada numa só proposta: a integração de bacias porque utiliza água de superfície, garantindo segurança hídrica, com abastecimento d’água para consumo humano e animal, agricultura (com irrigação) e outros setores produtivos.

 

“Considero que é necessário usar água de subsolo somente quando não temos condições de resolver com água de superfície”, disse o deputado, argumentando que “tirar água de subsolo, a médio e longo prazo, é agredir ainda mais a natureza porque o lençol freático baixa e há consequências graves”. A maior parte dos parlamentares defende a integração das bacias hídricas com os rios São Francisco, Canindé e Piauí.