• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior encaminhou ao Governo do Estado ofício que aprova a instalação dos projetos industriais das empresas DK Frutas e Concentração do Nordeste Ltda. e KTA Farma Indústria e Comércio Ltda. no Piauí. As duas empresas possuem projetos de instalação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.

 

A solicitação da instalação das duas empresas foi feita durante a 11ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportações (CZPE), que aconteceu na primeira semana de dezembro. A publicação do ofício pelo Mistério garante o início do processo de instalação das empresas, que deve ocorrer já nos próximos meses.

 

Segundo o ofício, a instalação das empresas constitui-se como um importante marco para a operacionalização da ZPE em Parnaíba, que se encontra dentro do programa brasileiro das ZPE. Além do Piauí, foi aprovada pelo conselho a instalação de duas outras empresas nas ZPE do Ceará e Acre.

 

As duas empresas, a serem instaladas no Piauí, fazem parte do Grupo Centroflora. A Vegeflora atua na área de produção de fármacos e a KTA Frutas é uma processadora de frutas. O investimento do grupo na ZPE Parnaíba será de cerca de R$ 30 milhões. O conselho deverá analisar no início de 2013 o funcionamento de mais quatro empresas que se mostraram interessadas em se instalar na ZPE Parnaíba.

 

A ZPE de Parnaíba encontra em fase de implantação. A segunda etapa da construção inicia-se no começo do próximo ano, onde serão erguidas as dependências da Receita Federal, os armazéns para depósito de mercadorias, restaurante, auditório e implantado todo o sistema de infraestrutura de água, esgoto e luz.

 

govpi