sistema1912Compartilhar informações para melhor atender aos chamados da população, bem como otimizar o efetivo policial. Essa é a função do Sistema de Atendimento e Despacho da Polícia Militar, que é composto por equipamentos de última geração para operacionalizar as ações executadas pela PM em Teresina. A central de controle e armazenamento das informações fica localizada no Quartel do Comando Geral (QCG), junto com as câmeras de monitoramento do Guardião Eletrônico.

 

Dando cobertura a todos os batalhões da capital, a meta do Governo do Estado é estender os serviços para os comandos do interior, em especial das maiores cidades do Estado. Segundo o major Edson Júnior, chefe do Centro de Monitoramento e Controle Operacional da PM, o sistema foi implantado em forma de projeto piloto no município de Campo Maior, devendo ser instalado em Picos, Piripiri, Parnaíba, Corrente e Floriano, no primeiro semestre de 2013.

 

“O sistema possibilita o registro das ocorrências em tempo real das informações criminais, possibilitando que a Polícia possa planejar a segurança pública do Estado de forma mais abrangente e eficaz”, explica major Edson Júnior ao comentar que o compartilhamento das informações entre os batalhões tem como consequência uma melhor utilização do efetivo policial, bem como dos recursos disponíveis.

 

De acordo com os dados do Sistema de Atendimento e Despacho da Polícia Militar, por exemplo, foi possível registrar que a PM realizou 66.462 atendimentos à população no ano de 2012. A contagem leva em conta os meses de janeiro a outubro. Se comparado ao ano passado, quando foram realizados 57.326 atendimentos durante todo o ano de 2011, há um aumento de pelo menos 14% no número de casos assistidos pelos policiais.

 

govpi