• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg
  • WhatsApp_Image_2025-06-06_at_12.28.35_2.jpeg

Pesquisa realizada mensalmente com o objetivo de medir o grau de violência no Piauí mostra que no mês de novembro houve uma queda no número de assassinatos em  todo o Estado com relação ao mês anterior. Enquanto em outubro 52 pessoas foram mortas intencionalmente, em novembro este número caiu para 42, exatamente 10 casos a menos em números absolutos.

 

A pesquisa é realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado (Sinpolpi) e serve de termômetro para mostrar a falta de investimento do Poder Público em segurança para o cidadão piauiense, segundo o presidente da entidade, Cristiano Ribeiro.

 

Do total de crimes, 25 aconteceram na Capital e o restante no interior e litoral, sendo que o destaque negativo, voltou a ser Parnaíba com um quatro assassinatos, seguido por  Campo Maior, Picos e Esperantina com dois crimes cada uma delas.

 

Com relação ao item “ocupação das vítimas”, em quase um quarto dos delitos os mortos eram presidiários ou ex-detentos, numa prova inequívoca de que o sistema de ressocialização de presos não está funcionando e quem sai da cadeia volta a cometer crimes, perdendo  a vida em rixas e vinganças criadas antes de ir para a cadeia. Dos 42 assassinatos, 10 tem como vítimas ex-detentos ou presidiários.

 

 Outro dado preocupante: três das 42 vítimas eram do sexo feminino, sendo que em dois dos casos, o suposto motivo foi a briga de gangues pela disputa de pontos de drogas ou mesmo cobrança de entorpecentes consumidos. Este dado demonstra que está cada vez maior o envolvimento de mulheres com o tráfico, uma atividade ilícita que até pouco tempo era dominada exclusivamente pelos traficantes do sexo masculino.

 

Os três assassinatos de mulheres foram registrados em Teresina, sendo dois na zona Sul, (Vila Irmã Dulce e Parque Piauí) e a outra no São João, bairro da zona Leste. Uma das vítimas tinha apenas 14 anos.

 

Ainda tratando do item “suposto motivo”, 11 casos foram por vingança ou rixa e nove por envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas, seja como vendedor ou apenas como consumidor. Neste total já estão incluídos os dois casos das vítimas do sexo feminino.

 

 acassepiaui