A presidenta Dilma Rousseff tem até esta sexta-feira, 30, para decidir sobre o projeto que redistribui os royalties do petróleo. A Folha de São Paulo divulgou hoje que a presidenta já decidiu pelo veto, mas a informação não está confirmada. Após a aprovação na Câmara, ocorrida no último dia 6, a presidenta Dilma disse que faria uma “análise exaustiva” do texto antes de decidir se vetará o texto de forma total ou parcial ou ainda se sancionará o projeto sem mudanças.
O texto aprovado não era a proposta do Executivo e deixou de fora a previsão de repasse de 100% dos royalties dos poços que serão licitados para a educação, como queria o governo.
A presidenta Dilma também defendeu ontem no Plenário a manutenção dos atuais contratos de exploração do regime de concessão para preservar os ganhos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que pode sinalizar um possível veto ao novo projeto.
Manifestações do movimento "Sanciona, Dilma" estão acontecendo em todo o território nacional, com exceção do ES e RJ, onde o movimento "Veta, Dilma" recebeu reforço de artistas famosos.
Agência Brasil e Cidadeverde