O Piauí conta com seu primeiro programa de qualificação próprio: é o Qualifica Piauí, que visa levar capacitação de qualidade para mais piauienses, através da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (Setre).
“É uma maneira de expandir as ações de qualificações e levar mais oportunidades aos piauienses inclusive no interior do Piauí, através das unidades móveis”, explicou Larissa Maia, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.
O programa conta com unidades móveis com toda a estrutura de uma sala de aula, apta para sediar cursos na área de construção civil, corte e costura. “Essas áreas requerem muita demanda no mercado de trabalho e nosso propósito é capacitar mão de obra para suprir essas lacunas, especialmente na construção civil”, pontuou Larissa.
As quatro unidades móveis percorrerão o Piauí de Norte a Sul e deve permanecer em cada município por 30 dias. A carga horária desses cursos será de 200 horas/aulas.
Tecnologia a favor da formação
A Setre também vem trabalhando no desenvolvimento de um software que orientará de forma interativa e dinâmica os candidatos que buscam oportunidades de emprego. “Esse programa é uma espécie de quiz onde o interessado vai descobrindo como se comportar, se vestir para uma entrevista de emprego, por exemplo”, esclareceu Larissa Maia.
Essa tecnologia estará disponível gratuitamente nas salas de Telecentro do Estado e também nas escolas de tempo integral, permitindo o acesso da população a este recurso.
“Trabalharemos em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado. Estamos em fase de licitação, e, em 2013, estará funcionando plenamente este novo recurso”, concluiu a secretária.
govpi