No final da manhã desta quinta-feira, 8, o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, acompanhado da diretora de gestão da Seid, Régia Leão, e da gerente de projetos da secretaria, Natália Santos, estiveram reunidos com a gerente de educação especial da secretaria estadual de Educação (Seduc) para discutir sobre a disponibilidade de vagas para pessoas com deficiência nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dentro do Plano Viver Sem Limite.
Helder Jacobina informou que o governo federal está disponibilizando cerca de 20 mil vagas de capacitação para pessoas com deficiência em todo o Brasil, somente em 2012, e que esses números serão de 70 mil vagas em 2013 e 60 mil vagas em 2014. “Estamos buscando essa parceria com a secretaria de Educação visando a dar mais visibilidade para essa iniciativa. Vamos buscar dentro das próprias entidades ligadas às pessoas com deficiência o público apto a participar desses cursos”, explica.
A gerente de projetos da Seid, Natália Santos, conta que é muito importante que as pessoas com deficiência tenham acesso a mais essa ação do Programa Viver Sem Limite, que é o Pronatec. “A profissionalização das pessoas com deficiência passar a ter um crescimento considerável no nível de qualificação, além disso, a meta do Estado do Piauí terá um acréscimo na quantidade de pessoas beneficiadas”, relata.
O secretário informa que através da página do Programa Viver Sem Limite na internet, as pessoas com deficiência tem a possibilidade de pesquisar as cidades onde há disponibilidade de cursos e até mesmo efetuar a sua inscrição através do site. Os alunos matriculados serão beneficiados ainda com a Bolsa Formação durante a realização dos cursos. "Além do site do Programa Viver Sem Limite, vamos divulgar essas informações no site da Seid, na nossa Fan Page no Facebook e no nosso Twitter", conclui.
govpi