A Ouvidoria do Estado é o órgão responsável por coletar as manifestações populares sobre os serviços de prestação pública do Piauí e promover, através dessas ações participativas, a melhoria da realidade social. O órgão recebe cerca de 300 manifestações mensais.

 

“Nós recebemos as manifestações e averiguamos a veracidade das informações para, em seguida, elaborarmos um ofício para o secretário do órgão. Após 15 dias da entrega do ofício, caso o local não tenha conseguido solucionar o problema, nós entramos em contato para acompanhar o fato e tentar buscar soluções cabíveis”, explica o gerente de Atendimento e Triagem da Ouvidoria do Estado, Jocion Menezes.

 

As pessoas podem avaliar os serviços através de reclamações, solicitações, denúncias, críticas, sugestões e elogios à execução de cada serviço público. Entre os órgãos que recebem mais avaliações positiva estão o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e a Polícia Militar. A página disponibilizada pelo grupamento do Rone (Rondas Ostensivas de Natureza Especial) também é muito elogiada pelo público.

 

Além dos serviços na capital, a Ouvidoria também descentraliza os serviços aos municípios do interior do Estado. “Todo ano fazemos um calendário de atuação e realizamos entre 4 e 5 visitas mensais no interior do Piauí. As ações acontecem com visitas às delegacias, hospitais e demais locais de grande fluxo”, conta Jocion.

 

Os serviços da Ouvidoria podem ser contatados através da ida ao prédio do órgão, localizado Rua Paissandu, 2116 - Centro-Sul, pelo telefone gratuito 0800 280 5000 e, também, por meio da em urnas fixas localizadas em pontos de grande circulação da cidade, como o Detran.

 

 

 govpi