Durante visita do governador Wilson Martins ao secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, nessa terça-feira, 30, em Brasília, o integrante da Secretaria do Tesouro Nacional garantiu celeridade na tramitação das operações de crédito junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo elas o Pró-Invest e o Pró-Desenvolvimento II.
Tais programas irão viabilizar obras de mobilidade urbana no Estado, a exemplo da duplicação das BRs que cortam Teresina e outras obras na área social, como a modernização da Polícia Militar, ações de fortalecimento e expansão do programa Piauí Digital, construção do Centro de Eventos e Zona de Processamento de Exportações (ZPE).
Durante o encontro, Arnes aproveitou para entrar em contato com o vice-presidente do BNDES, Guilherme Lacerda, que prontamente atendeu ao pedido do secretário, comprometendo-se em enviar uma proposta firme ainda nos próximos dias.
“Essas operações de crédito vão permitir que o Governo do Estado antecipe o pagamento de dívidas de operações de crédito anteriores, além de estarmos trocando juros de 9% para 1% ao ano, permitindo um investimento de aproximadamente R$ 500 milhões”, enumera Wilson Martins, que aproveitou o encontro para relatar algumas das principais dificuldades pelas quais passa o Governo do Estado. Entre elas está a frustração da expectativa de arrecadação do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que dificulta o fechamento das contas.
govpi