Com o objetivo de reduzir a mortalidade neonatal, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promovem uma oficina de capacitação na estratégia da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (Aidipi). A oficina está sendo realizada no Diferencial Buffet, localizado na Rua Goiás, Centro-Sul de Teresina.
A oficina que teve início no último dia 15, e vai até o próximo dia 17 deste mês, está sendo realizada através da Gerência de Atenção à Criança e ao Adolescente da Sesapi, e é direcionada a médicos e enfermeiros das cidades de Teresina, Parnaíba e Floriano.
Com a acentuada queda da mortalidade infantil no Brasil, nos últimos anos, a mortalidade neonatal, desde os anos 90, passou a representar seu principal componente com cerca de 60% das crianças falecendo antes de completar o primeiro mês de vida.
“Nosso objetivo com esta oficina é melhorar a capacidade de nossos profissionais atuarem com mais qualidade na assistência à saúde, que são dispensadas à mulher, à gestante e ao recém-nascido durante o pré-natal, evitando assim os óbitos na primeira semana de vida”, destaca a gerente de Atenção à Criança e ao Adolescente da Sesapi, Rosa Laura.
Diversos temas serão abordados durante três dias de capacitação, dentre eles a situação da saúde Perinatal e Neonatal, o Componente neonatal do Aidipi e o processo de atenção de casos, Reanimação neonatal dentre outros.
governodopiaui