O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PI) encerrou na noite desse domingo, 7, às 21:16h a apuração na capital do Piauí – Teresina – e confirmou o segundo turno das eleições. Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PSDB, Firmino Filho, obteve 162 mil 633 votos , equivalente a 38,77% dos votos válidos.
O prefeito Elmano Férrer, que tenta à reeleição, conseguiu 139 mil 016, equivalente a 33,14% dos votos válidos. O senador Wellington Dias (PT) obteve 59 mil 470 votos, correspondente a 14,18% dos votos. Beto Rego obteve 44mil 856 votos (10,69%) Maklandel Aquino, candidato do Psol, teve 5 mil 330 votos (1,27%), Daniel Solon conseguiu 5.103 votos (1,22%) e Vasconcelo Pinheiro (PCB) foi votado por 3.117 dos eleitores (0,74%).
O prefeito Elmano Férrer acompanhou apuração de sua residência, no edifício Baltazar, zona Leste de Teresina e afirmou que buscará o apoio do PT e do PSB do governador Wilson Martins. Atribuiu a vitória ao trabalho feito nos últimos dois anos.
O governador Wilson Martins anunciou que dará coletiva às 11h de terça-feira para anunciar a posição do partido.
O senador Wellington Dias não quis comentar a derrota e através de sua assessoria informou que o PT anunciará posição na terça-feira.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI, desembargador Haroldo Rehém, avaliou como tranquila a eleição em todo o Estado, principalmente por não ter nenhuma ocorrência de maior gravidade. Ele agradeceu à Polícia Federal pelo suporte no pleito e ao governador Wilson Martins (PSB), por reencaminhar ofício ao Tribunal Superior Eleitoral revendo sua posição sobre o envio de tropas federais, o que contribuiu para a normalidade do pleito.
O juiz João Henrique, da 1ª Zona Eleitoral e responsável pela totalização dos votos, lamentou que a apuração na capital não tenha sido concluída no horário previsto - até 20h. Segundo o magistrado, a quebra de um link impossibilitou a contabilização mais rápida na 63ª e 97ª Zonas Eleitorais.
cidadeverde