O Comando Nacional de Greve (CNG), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), comunicou nesse domingo, 16, um pedido de suspensão unificada da paralisação nacional, no período entre 17 e 21 de setembro. O movimento grevista perdeu força após 44 das 57 instituições federais colocarem o fim a greve dos professores.
Em resposta, os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidem em assembléia geral finalizar a greve mais longa da educação federal do país. A reunião acontecerá na próxima quarta-feira, 19, a partir das 15:00h, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi).
Caso os docentes aceitem a suspensão, o fim da paralisação fica previsto para a próxima sexta-feira, 21, com retorno das aulas na segunda-feira, 24. Além do fim da greve, os docentes irão discutir o adiamento do calendário do segundo semestre de 2012 para o início de 2013, proposta que será levada a administração superior da UFPI e irão formular princípios de reposição das aulas.
Segundo o presidente da Adufpi, Mário Ângelo, a deliberação de uma greve, como também o seu final é de estrita competência da categoria sindical.
“A proposta apresentada pelo governo federal, mesmo sendo considerada insuficiente pela categoria, só ocorreu devido à pressão exercida pelo movimento docente, e também pela sensibilização da sociedade diante das dificuldades pelas quais passam as instituições federais de ensino no país. Precisamos agora acompanhar atentamente o trâmite do PL 4368/12, que trata da reestruturação da carreira que o governo encaminhou ao congresso, e pressionar os parlamentares a fazerem alterações no sentido de reduzir as agressões à carreira docente”, declara.
Um debate com a bancada federal do Piauí sobre as emendas do texto do Projeto de Lei 4368/12 está agendado para esta segunda-feira, 17, às 9:00h, na Adufpi.
Confira abaixo o comunicado do Comando Nacional de Greve:
CNG Informa
O CNG/ANDES – SN, após criteriosa avaliação do quadro das assembléias gerais, encaminha a suspensão unificada da greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino no período entre 17 e 21 de setembro e comunica o respectivo encerramento das atividades deste comando no dia de hoje.
Foram estabelecidas várias ações para a continuidade da mobilização da categoria no enfrentamento dos ataques à educação pública federal que estão materializados no PL 4368/12.
Seguimos fortes na defesa da reestruturação da carreira e na luta pela valorização e melhoria das condições de trabalho.
Portal da clube