O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) proibiu o registro de candidaturas de 183 prefeitos e vereadores no Estado. A maioria dos indeferimentos foi rejeição de contas, enquadrados na lei da “Ficha Limpa” e reprovação no teste de escolaridade.
No Estado, dos mais de 9 mil registros de candidaturas no Estado, 542 foram parar no TRE com pedidos de impugnações. Do total, 166 foram barrados de candidatos a vereadores. Eles não comprovaram filiações partidárias e foram reprovados nos testes de escolaridades realizados pelos juízes e promotores eleitorais.
Entre os julgamentos, 17 prefeitos tiveram os registros cassados pelo pleno do Tribunal. A maioria deles por rejeição de contas do TCE e TCU e aplicação da lei da “Ficha Limpa”.
A pauta foi encerrada ontem com o indeferimento do registro de candidatura do candidato a prefeito de Valença, Rubens Alencar (PMDB), por falta de quitação eleitoral.
O Tribunal divulgou balanço oficial dos julgamentos com os números de indeferimentos. Com a decisão, os candidatos terão que recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral)
O pleno do Tribunal autorizou a candidatura de 64 candidatos a prefeitos, 214 candidatos a vereadores e 24 candidatos a vice, que chegaram como recursos impetrados no TRE, após serem julgados em primeira instância nas diversas comarcas.
Veja lista de candidatos a prefeitos impugnados no TRE:
1.Padre Herculano Negreiros - São Raimundo Nonato
2. Miguel Omar Barreto Vice, o Miguelão - Parnaguá
3. Francisco Antonio de Sousa Filho, o Chico Antônio - Esperantina
4. César Sindô -Alto Longá
5. Alderico Tavares - Luzilândia
6. Rubens Alencar- Valença
7. Raimundo Ribeiro de Carvalho - Júlio Borges
8.Messias Ribeiro Batista - Brasileira
9. Fábio Félix Oliveira - Batalha
10. José IvanOliveira da Silva - Currais
11. Gervásio Barbosa– Boqueirão do Piauí
12. José Dimas Portela Frazão – Santa Cruz dos Milagres
13. Francisco Evangelista Resende - Milton Brandão
14. Moisaniel Alves de Sousa – Lagoinha do Piauí
15. George Almeida Lopes Bezerra – Prata do Piauí
16. Kleber Ranieri Ribeiro da Silva – São Gonçalo do Gurgueia
17. Paulo Rogério dos Santos – Ilha Grande
Cidade verde