O Estado do Piauí aderiu ao programa de redução de emissão do gás carbônico. O 20º Grupo Gestor Estadual (GGE) do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) foi criado nessa quarta-feira, 05, durante um seminário promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa Meio-Norte e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no auditório central da Embrapa, em Teresina.
Os grupos gestores também têm o objetivo de definir quanto cada Estado pode contribuir para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na agricultura e pecuária. O Governo Federal espera, inclusive, ter resultados ainda mais expressivos que a meta de reduzir, até 2020, entre 125 e 133 milhões de toneladas de gás carbônico.
Durante o evento, palestrantes ressaltaram a importância do uso de sistemas de produção sustentáveis no Estado. Uma das alternativas fomentadas dentro do Programa ABC (linha de financiamento para atingir as metas estabelecidas no Plano ABC) é a integração Lavoura-Pecuária-Floresta, uma alternativa viável para ser utilizada nos cerrados piauienses.
Promover a difusão das práticas sustentáveis no campo é um dos objetivos do Mapa e demais órgãos do Governo Federal. O ministério, especificamente, coordena a criação dos Grupos Gestores Estaduais para auxiliar na divulgação e implantação do ABC nas unidades da Federação.
Esses grupos orientam por meio de seminários quanto ao acesso ao crédito oferecido pelo Programa ABC a partir da elaboração dos projetos, principalmente devido à falta de assistência técnica. Para isso, o Mapa trabalha em parceira com estados e municípios na capacitação dos técnicos para levar as informações ao produtor.
Cidade verde