• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Polícia Ambiental prendeu, nesta sexta-feira, 31, um homem acusado de matar uma onça parda, animal considerado em extinção. A prisão aconteceu na onca3182012Fazenda Planeza, no povoado Morada Nova, localizado no município de José de Freitas. Além do felino, Antônio Calisto assumiu também ter matado um veado.

 

De acordo com o tenente José Viana, da Polícia Ambiental, Antônio Calisto foi bem solícito no momento da prisão. “Ele afirmou que não sabia que era crime. Isso é bem comum no interior do estado, onde a caça faz parte da cultura”, contou o tenente, que afirmou que esse argumento, entretanto, não pode ser usado como defesa.

 

O acusado vai responder também por porte ilegal de arma. Com ele foi apreendido, além da pele dos animais, um rifle CBC calibre 28 e uma espingarda de fabricação artesanal. Antônio pode ser condenado a uma pena de 6 a 12 meses de prisão, mais multa. De acordo com o tenente, ele afirmou que já havia esquartejado o animal e distribuído a carne para a comunidade.

 

O acusado deverá retornar à Delegacia de José de Freitas. As peles serão encaminhadas para o Ibama.

 

Denúncia

A apreensão foi feita após denúncia anónima junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), que solicitou o auxílio da Polícia Ambiental. Para outras denúncias, o cidadão deve Ligar pra a Polícia Ambiental, no número 3225 2748, ou para a própria Semar, nos números 3216 2038 ou 3216 2039.

 

Portal da clube