• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Considerada espécie resistente aos efeitos das estiagens, o cajueiro frustra a expectativa de safra no semiárido. O pesquisador José Lopes, da Embrapa de Teresina, visitou municípios na região de Picos e constatou perdas consideráveis na produção de caju. Sem água no solo, a floração das plantas foi drasticamente reduzida.

 

Segundo o pesquisa José Lopes, o pouco que está sendo colhido no semiárido é insuficiente para atender ao mercado de frutas e agroindústria de sucos, beneficiamento de castanhas e produção de cajuina. Em Santo Antônio de Lisboa, as indústrias estão comprando caju no Ceará.

 

Dos 182 mil hectares plantados com cajueiros no Piauí, 130 mil estão em municípios do semiárido piauiense, 72% da área plantada. "Isso significa que a safra de castanha, estimada em 66 mil toneladas, terá redução significativa", avalia José Lopes.

 

 Nas margens do rodovia 020, considerada a estrada do caju, a oferta da fruta foi reduzida a poucas caixas. O preço disparou e  compromete a abastecimento das indústrias e do mercado.

 

Cidade verde