A partir de outubro, o Piauí contará com três casas de acolhimento para dependentes químicos, duas voltadas para tratamento de usuários e outra para a realização de projetos preventivos. As unidades Matadouro e Cidade Jardim já estão em fase de licitação. A unidade Ilhotas deve ter sua licitação iniciada nos próximos dias. O investimento é de mais de R$ 400 mil com reforma de prédios e aquisição de mobiliário. A meta foi confirmada ao governador Wilson Martins durante reunião de monitoramento da dimensão Social II, nessa segunda-feira, 13, no Palácio de Karnak.
O antigo Centro de Referência Social (CSU) do bairro Matadouro abrigará o centro de acolhimento masculino e no CSU do bairro Cidade Jardim será implantado o centro de acolhimento feminino, ambos com capacidade para 30 pessoas em tratamento contra a dependência química.
Nessas casas de acolhimento, os usuários contarão com acompanhamento de equipe multidisciplinar formada por profissionais como médicos e psicológicos, além de passar por atividades de reinserção social.
Já o CSU da Ilhotas será uma unidade preventiva, com capacidade para atender 150 pessoas. “Serão crianças, adolescentes, mães, que terão um espaço para ações recreativas, prática de esportes e realização de oficinas de capacitação, como artesanato e cabeleireiro”, cita Zila Vilar, coordenadora de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Governo do Estado.
Segundo o governador Wilson Martins, há pressa para a abertura dessas unidades. “O Piauí é um dos estados pioneiros em relação à ação articulada de enfrentamento ao crack e outras drogas. Conseguimos mobilizar órgãos públicos e sociedade, temos ampliado investimentos em prevenção e repressão, parceria com comunidades terapêuticas, mas com essas casas de acolhimento iniciaremos uma nova etapa no combate às drogas no Piauí”, disse Wilson Martins.
Participaram ainda da reunião de monitoramento de metas da Dimensão Social II os gestores dos seguintes órgãos: Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, Coordenadoria da Juventude.
governodoestado