• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A campanha eleitoral nem começou e o clima já esquentou em Picos. Na sessão da última quinta-feira, 05, os vereadores Iata Anderson Rodrigues de Alencar Coelho (PSB), presidente da casa, e Edilson Alves de Carvalho (PTB), do bloco de oposição, baixaram o nível, trocaram farpas em plenário e somente não foram às vias de fato devido à intervenção dos colegas.


Como de costume, a sessão transcorria num clima morno, com os vereadores defendendo na tribuna seus projetos, a maioria dando nomes à rua; quando Edilson Carvalho denunciou a falta de merenda na unidade escolar municipal “Joaquim Rodrigues de Sousa Martins”, no povoado Gameleira dos Rodrigues.


Como a região onde a escola está instalada é um dos redutos eleitorais de Iata Rodrigues, ele reagiu bruscamente e de forma rígida e demonstrando descontrole emocional, passou a fazer ataques pessoais contra Edilson Carvalho, que revidou respondendo no mesmo nível. O bate boca causou mal estar entre as poucas pessoas presentes e repercutiu negativamente junto aos que acompanhavam os debates pelo rádio.


Durante a discussão, o vereador Iata Anderson atacou duramente a vida pessoal do colega Edilson Carvalho. Dentre outras acusações, disse que o mesmo cometeu crime ambiental ao retirar areia do Rio Guaribas na região da Prainha, além de criticar a gestão do colega quando foi presidente da Casa em 2005.


Iata Rodrigues ainda acusou o vereador Edilson Carvalho de tentar cooptá-lo para votar no candidato da oposição na eleição da Câmara Municipal de Picos realizada em 16 de dezembro de 2009. Segundo ele, naquela época o petebista teria enviado um emissário para lhe oferecer 70 mil reais em troca do voto na escolha dos membros da mesa diretora, quando o próprio Iata acabou sendo eleito presidente.



Edilson Carvalho desmentiu a acusação e comentou que alguém até poderia ter procurado Iata Rodrigues com a proposta, mas, negou o envio do emissário. Edilson arrematou acusando o colega de lhe dever e não querer pagá-lo.


Quando estava sendo atacado por Iata Rodrigues, o vereador Edilson Carvalho pediu para o colega parar com aquilo, ressaltando que o plenário não era o lugar adequado, mas, lá fora, pois não se tratava de assuntos de interesse da comunidade e sim de coisas pessoais.


Rotina

Esta não é a primeira vez que os vereadores picoenses faltam com o decoro e trocam acusações pessoais durante o trabalho. Na sessão do último dia 23 de junho no povoado Gameleira dos Rodrigues, Iata Rodrigues e Edilson Carvalho já havia trocado farpas.


No dia 12 de abril deste ano, na sessão itinerante realizada no bairro Morada do Sol, os vereadores Francisco Gonçalves Filho, o Chico de Chicá (PMDB), do bloco de oposição, e José Luís de Carvalho (PSB), líder do governo Gil Paraibano, bateram boca em plenário e somente não se agrediram fisicamente devido à intervenção dos colegas.



GP1