• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

professor copy copyO professor da rede pública estadual do Piauí, Antônio Araújo Rodrigues, foi o único piauiense selecionado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), para conhecer o Grande Colisor de Hádrons (LHC), o Acelerador de Partículas, em Genebra na Suíça, que é um experimento que tenta reconstruir as mesmas condições do “Big Bang”, a grande explosão que teria dado origem ao universo.


O professor Antônio Rodrigues, que é licenciado em Física pela Universidade Federal do Piauí e leciona no Liceu Piauiense, conta que em todo o Brasil apenas 30 professores foram selecionados para a visita. “Houve uma inscrição para selecionar os professores para a visita. Cada professor teve que fazer uma redação apontando os motivos que motivavam o seu interesse em conhecer o acelerador de partículas e como essa visita iria contribuir na sua didática em sala de aula”, lembra Antônio Rodrigues. O professor explica que o objetivo do Acelerador de Partículas é estudar o que aconteceu no universo, em termos energéticos, logo após a explosão do “Big Bang”.


 “Eu expus que era muito importante ter conhecimento do que está sendo produzido atualmente em Física fundamental e que uma visita como essa seria relevante não apenas para mim como professor, mas também para os meus alunos, pois eles terão, através da minha experiência, a compreensão do que realmente é o acelerador de partículas”, revela o professor. Antônio Rodrigues afirma que após a visita, vai expor para os seus alunos informações sobre o acelerador de partículas através de vídeos, banners e outras mídias. “Uma oportunidade como essa serve para que a gente possa pôr em prática aquilo que nós mostramos dentro da sala de aula”.


A visita dos 30 professores selecionados em todo o Brasil ao Acelerador de Partículas em Genebra, na Suíça, será em Setembro. O professor Antônio Rodrigues conta que a partida para Genebra será no dia 20 de agosto, como o retorno previsto para o dia 05 de setembro. Toda a viagem será financiada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que é instituído pelo Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (MEC/CAPES).




portalaz