O Governo do Estado vai encaminhar para a Assembleia Legislativa, após seu recesso do mês de julho, o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Piauí. O reajuste nos vencimentos devem ficar na média de 70%, segundo informações divulgadas pela deputada estadual Flora Izabel (PT).
Um técnico de nível médio, segundo a deputada, deverá ganhar, em média, R$ 1,1 mil mensais inicialmente, segundo a deputada. Ela afirma que a perda salarial da categoria sem o Plano chega a 40%. As discussões começaram em 2008 e a falta do Plano pode influenciar negativamente na avaliação da UESPI.
“Desde 2010 estamos nesta luta junto com uma comissão de servidores técnicos da UESPI. Já realizamos audiência na Assembleia sobre o tema. Estivemos com o Secretário da Administração, Paulo Ivan, com o Secretário de Governo, Wilson Brandão, e na Procuradoria Geral do Estado. Todos os trâmites do processo já foram feitos e acreditamos que agora o plano vai sair.
O governador anunciou na última sexta-feira, 15, durante a nomeação de 237 técnicos concursados da instituição, que vai enviar o projeto para a Assembleia Legislativa. Então, acredito que os servidores vão ganhar este presente muito antes do Natal”, declarou Flora Izabel.
A Lei de Diretrizes e Base da Educação exige que professores e técnicos tenham Plano de Cargos, Carreira e Salários. Os docentes já foram contemplados. “O PCCS dos técnicos da UESPI já tem o parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado, do Conselho Estadual de Educação e das secretarias da Administração, do Planejamento e da Fazenda. E no mês passado, teve o parcer também favorável da Diretoria Jurídica do Karnak. Na última vez que estivemos com o secretário de Governo Wilson Brandão, no dia 29 de maio, ele nos garantiu que o plano da categoria será enviado à Assembleia os mais rápido possível”, acrescentou a deputada.
cidadeverde.com