Até quinta-feira, 14, 110.452 estudantes piauienses se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Os dados são do Ministério da Educaçao (MEC). O prazo para adesão será encerrado às 23:59h desta sexta-feira, 15, e o número deve subir.
“Nós pedimos aos estudantes que não deixem as inscrições para a última hora”, disse o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa. Até as 20 horas desta quinta-feira, 14, foram registradas 5.004.642 inscrições — o processo foi aberto em 28 de maio.
No Piauí, a Secretaria de Educação e Cultura (Seduc) vem realizando trabalho informativo junto aos estudantes e demais interessados que irão participar do o Enem 2012. Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 próximo, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Alunos matriculados no último ano (concluintes) do Ensino Médio em instituições públicas de ensino estão isentos do pagamento da mesma automaticamente. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.
Demais participantes, desde que declarem carência no ato de sua inscrição e que a declaração seja aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep, também podem ser beneficiados.
Como parte do processo de fortalecimento da participação dos estudantes da rede pública no Piauí, a Seduc vai oferecer o Intensivão ENEM 2012, cuja aula inaugural está agendada para o dia 22 de junho, às 8:00h da manhã, no auditório do Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF) em Teresina. Em todo o estado, as aulas começarão no dia 23 de junho. O trabalho será realizado até a véspera do Enem com o objetivo de melhorar ainda mais a participação dos estudante no Exame.
As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, a partir das 13 horas (de Brasília). A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.
Governodoestado