O operário da construção civil que faleceu segunda-feira, 11, enquanto trabalhava nas obras do Estádio Nacional de Brasília, o “Mané Garrincha”, que está sendo construído para a Copa do Mundo de 2014, era natural da cidade Campo Largo do Piauí, localizada 197 quilômetros de Teresina. José Afonso de Oliveira Rodrigues, tinha 21 anos, e caiu de uma laje com altura de 30 metros. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu durante a noite.
Afonso, que trabalhava como ajudante de carpinteiro e havia sido contratado no último dia 4 de maio, é o primeiro operário morto em um canteiro de obras da Copa do Mundo. Um total de 12 estádios está sendo construído ou reformado para abrigar os jogos do Mundial da FIFA de 2014, que tem como país sede o Brasil.
Segundo informações do jornal Correio Brasiliense, um helicóptero, três viaturas do Corpo de Bombeiros e uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviados ao local, mas o piauiense não resistiu. Os médicos tentaram reanimar o operário por cerca de 40 minutos.
Por meio de nota de pesar, o Governo do Distrito Federal lamentou a morte do operário José Afonso de Oliveira Rodrigues, 21 anos, e se solidarizou com sua família. “É uma fatalidade esse acidente acontecer em uma obra que ganhou recentemente o certificado SA 8000 (Social AccountAbility 8000) por conta da responsabilidade social com seus operários”, diz a nota.
O governo anunciou que solicitou ao Consórcio Brasília 2014, que é o responsável pela execução da obra, “a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, bem como de apoio à família da vítima”. Já o Consórcio Brasília 2014 divulgou uma nota lamentando a morte e informando que dará assistência à família do ajudante além de abrir uma investigação interna sobre as circunstâncias do acidente.
Segundo a nota, ainda não é possível apontar as causas do acidente, mas os socorristas teriam verificado que o operário estava como os equipamentos de proteção exigidos pelas normas do trabalho. Devido ao acidente, a obra foi paralisada na tarde de segunda. Os bombeiros disseram que ele estava com parte do equipamento de segurança obrigatório, mas não especificaram o que faltava.
Portal da Clube