O município de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social/Departamento Especial de Juventude, foi contemplado com 15 cursos profissionalizantes do Pronatec. Para isso a Prefeitura de Floriano fez a pactuação com duas entidades de credibilidade no setor de formação, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A realização dos cursos foi discutida nesta segunda-feira (11/06) pela secretária de assistência social do município Amara Veloso, o coordenador de capacitação do IFPI Francisco Felipe de Sousa, o diretor do departamento especial da juventude Daniel Gutembergue e a interlocutora municipal do Pronatec, Maria Zélia.
Os cursos que serão ministrados pelo IFPI são: Armador de Ferragens (40 vagas) com 200 horas/aula, carpinteiro de obras (40 vagas) também com 200 horas/aula, montagem e manutenção de computadores (20 vagas) com 160 horas/aula, auxiliar em web designer (20 vagas) com carga horária de 160 h/aula, programadopr web (20 vagas) 160 h/aula. Para todos os cursos a escolaridade mínima exigida é o ensino fudamental incompleto.
Os ministrados pelo Senac são: Montagem e manutenção de computadores (duas turmas com 15 alunos), auxiliar de cozinha (15 vagas), auxiliar de confeitaria (15 vagas), camareira em meios de hospedagem (15 vagas), cuidador de idoso (15 vagas), cuidador infantil (15 vagas), auxiliar de limpeza (20 vagas), porteiro/vigia (20 vagas), depilador (15 vagas), manicure e pedicure (15 vagas).
Para participar dos cursos a pessoa deve ter entre 16 e 59 anos de idade e renda mensal entre R$ 70,00 e R$ 130,00. Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas), localizada na praça da Bandeira, no bairro Manguinha.
SECOM