A desembargadora Eulália Pinheiro assumiu na manhã desta sexta-feira, 1º, a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Primeira mulher a comandar o Judiciário do Estado em 121 anos de história, a magistrada pediu ajuda aos colegas. Ex-corregedora do Tribunal, pediu para que todos a ajudem a evitar erros nos dois anos de gestão.
“Minha preocupação e responsabilidade é maior que o orgulho e a felicidade desse momento. Espero não decepcionar à comunidade jurídica e aos jurisdicionados e também espero contar com a cooperação de todos os colegas desembargadores, juízes e demais servidores da Justiça. Mostrem-me as falhas, ajudem-me a não errar”, declarou a magistrada, que substitui o desembargador Edvaldo Moura.
A posse solene está marcada para 19:00h no auditório do TJ-PI. Além de Eulália Pinheiro, a nova diretoria conta com os desembargadores Fernando Mendes, no cargo de vice-presidente, e Francisco Antônio Paes Landim Filho, como corregedor geral de Justiça.
Eulália Maria Ribeiro Gonçalves do Nascimento Pinheiro, 63 anos, é natural de Amarante. Pioneira na magistratura do Estado, na qual ingressou em 1978 aprovada em concurso, foi primeira mulher a conquistar o cargo de desembargadora, em 2003, e a primeira presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
cidadeverde