• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

As inscrições para o Enem 2012 terão início nesta segunda-feira, 28, e vão até o dia 15 de junho. Segundo o Coordenador do Preparatório dos Cursinhos Preparatórios da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, professor Valdir Soares, na última edição do Exame, mais de 40 % dos alunos da Rede Pública foram aprovados, o que é considerado um número expressivo. Em 2012, a meta é intensificar o número de estudantes inscritos.

 

Segundo o coordenador, a Seduc irá intensificar o trabalho junto às escolas, com o intuito de conscientizar os jovens a aderirem ao Enem. Ele lembra que os alunos de escolas públicas são isentos do pagamento da taxa de R$ 35 reais, cobrada no ato da inscrição. Ainda como parte do processo de fortalecimento da participação dos estudantes, Soares lembra que os cursinhos preparatórios da Seduc terão início em junho. “ Vamos reforçar esse trabalho até a véspera do Enem para que possamos melhorar, ainda mais, a participação dos alunos das escolas púbicas estaduais”,estimou.

 

A aplicação das provas do Enem 2012 está prevista para os dias 03 e 04 de novembro. A divulgação dos gabaritos oficiais está prevista para o dia 07 de novembro, e o resultado do exame será publicado no dia 28 de dezembro.

 

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No segundo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

 

A redação dos estudantes inscritos no Enem deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota. Outra mudança refere-se à nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

 

O Enem é usado por universidades públicas para o ingresso de estudantes na graduação. O exame é utilizado ainda como pré-requisito para o aluno ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos).

 

Importância do Enem

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

 

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.


Governo do Estado e Folha.com