• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, será lembrado no Piauí por uma vasta programação que começa com adesão do Pacto de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Projeto Flor de Cacto, pelos gestores de seis municípios.

 

A programação terá início nessa terça-feira, 15, no município de União, quando o prefeito José Barros e o secretário da Assistência Social e Cidadania Francisco Guedes assinam o documento.

 

Durante todo o mês gestores dos municípios de Parnaíba, Luís Correia, São João da Fronteira, Floriano e Marcolândia também devem assinar a adesão ao pacto. A programação desenvolvida em parceria com o Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, conta ainda com seminários, sessão solene na Câmara Municipal e encerra com uma caminhada e um ato público no Dia 18 de maio em Teresina.

 

A coordenadora do Flor de Cacto, Ana Cleide Nascimento, ressalta a importância das reflexões sobre o tema a partir da data, mas lembra da necessidade do problema não ser esquecido após a programação.  “Precisamos mobilizar e sensibilizar a sociedade  para o combate a essa forma de violência, além de estimular a denúncia contra a violação de todos os direitos dos jovens brasileiros”, destacou.

 

O secretário ressalta ainda a necessidade de uma maior integração entre os órgãos que compõem a rede de atendimento a criança e ao adolescente em todos os municípios.  “Estamos contribuindo para fortalecer a rede daí a importância da pactuação com os municípios”, finalizou Francisco Guedes.

 

Sesapi