A criação de uma Força Tarefa com a participação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, do Tribunal de Contas e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), foi aprovada, hoje, 10, em audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa pela Comissão Temporária de Vistorias dos Hospitais do Piauí, acatando proposta do deputado João de Deus (PT).
A audiência, que foi requerida e presidida pelo deputado Firmino Filho (PSDB), contou com a presença do deputado Evaldo Gomes (PTC), do diretor geral do Detran-PI (Departamento Estadual de Trânsito), Antônio Vasconcelos, da superintendente municipal de Trânsito, Alzenir Porto, e da promotora Marlúcia Evaristo Almeida, representante do Ministério Público, dentre outros convidados.
Antônio Vasconcelos disse que a educação de trânsito é fundamental para a redução dos acidentes e, consequentemente, do grande número de feridos e mortos. Ele assinalou que o Piauí conta com uma frota de mais de 300 mil veículos.
A superintendente Alzenir Porto afirmou que concorda com o diretor do Detran em relação à necessidade de campanhas educativas para que ocorra uma mudança de comportamento da população no trânsito. Ela ressaltou que Teresina precisa de investimentos em obras estruturantes que melhorem as vias de tráfego.
A gerente de Segurança no Trânsito da Strans, Andrea Lima, disse que, em parceria com vários órgãos, como o Detran e a Polícia Rodoviária Federal, a Prefeitura está executando o Projeto Vida no Transito. “Nossos dados estatísticos mostram que houve uma redução de 30% no número de mortos no trânsito no ano passado”, acrescentou ela.
A promotora Marlúcia Almeida assinalou que o Ministério Público está dando sua contribuição para a redução dos acidentes de trânsito através da Campanha “MP pela paz no trânsito e a favor da vida”.
O deputado Firmino Filho e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Santos, defenderam a melhoria dos dados estatísticos coletados pelos órgãos de trânsito para que se tenha um conhecimento real sobre o número de acidentes registrados no Estado.
Representantes de entidades comunitárias, como Ascânio Sávio, também, se pronunciaram durante a audiência pública, reivindicando, dentre outras coisas, uma maior fiscalização e a melhoria das vias públicas de Teresina.
O deputado João de Deus disse que “nós precisamos mobilizar os gestores municipais, que são os prefeitos, no sentido de que eles participem da luta em prol da diminuição dos acidentes de trânsito em todo o Estado”.
Alepi