• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
O total de 25.244.122 Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 foram enviadas em todo o país. A estimativa da Receita Federal era de que 25 milhões de contribuintes prestassem contas ao leão.


No Piauí, onde a expectativa era de que 180mil contribuintes fizessem o envio da DIRPF, 180.102 declarações, número que corresponde a 0,71% do total nacional, foram entregues no Estado, conseguindo, mais uma vez, atingir a meta planejada. De acordo com a Receita Federal em Brasília, até a tarde de ontem(30), durante o pico de recebimento, mais de 2 milhões de declarações foram enviadas, sendo 200 mil entregues por hora.


Mesmo no momento de maior pico, não ocorreu instabilidade nos servidores do Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), não chegando a ocupar 45% da capacidade de processamento. O prazo regular de entrega encerrou às 23h59min59s desta segunda-feira, 30 de Abril.


Quem não entregou a declaração no prazo determinado, que teve início no dia 1º de Março, terá de pagar multa mínima de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Vale ressaltar que, após o prazo, o contribuinte não poderá optar pela entrega nas agências bancárias. Só serão aceitas declarações enviadas pela internet.


A Receita Federal disponibilizará novamente o programa do Imposto de Renda, já com os cálculos da multa, somente a partir das 8h de amanhã, quarta-feira, 02 de Maio. Vale ressaltar que o Receitanet, para enviar a declaração, não será modificado.


O preenchimento, os dados necessários e as fichas disponíveis serão os mesmos.  Quanto aos lotes de restituição, serão sete lotes pagos até o final do ano. O primeiro lote será liberado no dia 15 de Junho e os outros seis no dia 15 de cada mês. Se o dia 15 cair em um feriado, o lote será liberado no primeiro dia útil após.


Os contribuintes idosos, mais de 60 anos, e as pessoas que entregaram primeiro suas declarações terão prioridade na ordem da restituição.