• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

lilianmartinsA Assembleia Legislativa do Piauí realizou na manhã desta sexta-feira, 27, a eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os 11 candidatos inscritos foram sabatinados, cada um teve um tempo de cinco minutos para falar da sua candidatura e pedir os votos dos deputados. Lilian Martins se saiu melhor e foi eleita conselheira.



Em seus discursos, os candidatos falaram da importância do cargo de conselheiro, principalmente na questão de fiscalização e afirmaram que irão agir com rigor, caso eleitos. Alguns candidatos atacaram Lilian Martins e criticaram o fato dela ser esposa do governador Wilson Martins e que mesmo assim concorre com os outros.



A candidata preferida era a deputada e secretária de saúde Lilian Martins (PSB), que em seu pronunciamento destacou o fato de ser mulher e todo o seu trabalho realizado profissionalmente.


Para a votação, 29 deputados compareceram e apenas Antônio Uchoa não compareceu por estar em viagem ao Rio de Janeiro. Para fazer a contagem dos votos, participaram os deputados Mauro Tapety, Nerinho e Antônio Félix. Para ser eleita, Lilian Martins precisava de 16 votos, e acabou conseguindo 25. Arimateia Dantas teve 1 voto e Zózimo Tavares, 3 votos.



Em entrevista logo após o resultado na Assembleia Legislativa, Lilian agradeceu os votos e afirmou que vai renunciar ao seu cargo de deputada. No discurso da vitória, ela lembrou que antes de ser esposa do governador já possui 30 anos de vida pública e que sua conduta não possui máculas. "Sou mulher do governador e tenho orgulho disso, mas é bom que se lembrem de que há 30 anos já sou servidora pública. Sou concursada da prefeitura e do estado também. Agora que fui eleita, o primeiro passo é pedir exoneração dos dois cargos públicos e renunciar ao cargo de deputada estadual. Contudo, eu só tenho a agradecer os deputados que entenderam esse momento e me deram essa oportunidade", agradeceu Lilian Martins que possui 30 dias para fazer todos os procedimentos  legais para ficar apta a assumir a vaga de conselheira. "Prentendo não usar os 30 dias, Vamos resolver tudo para assumir a vaga no TCE", disse Lilian. 



A vaga, que agora será ocupada por Lilian, foi deixada pelo ex-deputado estadual, Xavier Neto (PR) que morreu num acidente aéreo no mês passado no interior do Estado. 



Dos quatorze candidatos inscritos, apenas Francisco César Abreu da Fonseca, Carlos Máximo e Célia Maria não compareceram. A ausência do ex-superintendente do IBAMA, Carlos Máximo foi explicada pelo presidente Themistocles Filho: "O candidato Carlos Máximo me ligou e disse que tinha uma viagem para fazer hoje e que por isso, não poderia comparecer". 



O jornalista Zózimo Tavares, que obteve os três votos da bancada tucana, disse que o presidente da Alepi, Themístocles Filho (PMDB) teve o sonho de concorrer à vaga atropelado pelos acordos feitos. 



"Não vou fazer nenhuma crítica ao deputado Themístocles porque sei que você é uma liderança incontestável e era tido como imbatível, mas teve os sonhos atropelados pelos acordos". Após o resultado o jornalista relatou que a vitória de Lilian já era esperada, mas que sua candidatura [Zózimo Tavares] servia para dar mais democracia ao processo e para que a população pudesse ser informada de como se dá a escolha do TCE.



O advogado Arimatéia Dantas, que obteve o voto do deputado estadual Cícero Magalhães (PT) criticou o fato de Lilian ter concorrido ao cargo de conselheira, o que classificou como indecoroso. "Como a senhora [Lilian] vai julgar as contas do próprio marido [governador Wilson Martins]?. Acredito que seja constrangedor para aqueles que fazem o Tribunal de Contas quando tiver que julgar algo relacionado ao Governo", falou.



Lista dos inscritos

Carlos Máximo de Carvalho Barros

José Araújo Pinheiro Júnior

Zózimo Tavares Mendes

José Ivan Lopes

Willame Carvalho e Silva

Jean Carlos de Brito

Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins

Rosilda Bezerra Angelim

Francisco César Abreu da Fonseca

Alexandre Cristian de Jesus Noleto

Célia Maria Soares de Araújo Lima

Rudá Tupinambá Rodrigues Caland

Simone Maria Bandeira Sousa

José de Arimateia Dantas Lacerda 




GP1