Os servidores públicos federais, ou pelo menos parte deles, que trabalham nos órgãos que tem sede em Floriano-PI se reuniram em forma de protesto e provocaram uma paralisação nas atividades dos órgãos em que trabalham. A manifestação foi nesta quarta-feira, 25.
A manifestação se realizou na Praça Dr. Sebastião Martins, centro do município. O movimento foi organizado pelos integrantes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (SINSEP), que usaram faixas e serviço de som para chamar atenção da comunidade e das autoridades.
A classe reivindica as perdas salariais de 23% referente aos anos de 2010, 2011 e 2012; a definição de uma data base, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, além de melhores condições de trabalho para que o funcionário possa prestar um bom serviço a altura da comunidade.
Os manifestantes que aguardam uma posição do sistema de saúde, já deixaram claro que não havendo acordo, uma greve geral será deflagrada até o fim do mês de maio. A manifestação foi pacífica e muitos dos servidores não compareceram a manifestação.
Da redação