• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
secaDefesa Civil do Estado divulgou nesta segunda-feira, 02, que subiu para 75 o número de municípios em situação de emergência, devido à seca no Piauí. Já são mais de 500 mil piauienses vivendo o drama da falta de água.


Defesa Civil confirma que é a pior seca dos últimos 15 anos. Existem cidades que falta água potável para consumo humano. Um caso raro no semi-árido é a migração das abelhas que sem chuvas percorrem municípios em busca de água para sobreviver.


O governador Wilson Martins assinou um decreto confirmando a situação de emergência em 50 municípios do Estado. O decreto foi publicado hoje no Diário Oficial. 

 

Jerry Herbert de Sousa Barbosa, diretor da unidade de Defesa Civil, informou que os municípios que ficaram fora do decreto do governador estão sendo confirmados individualmente. 

 

O atraso no reconhecimento de municípios piauienses em situação de emergência na seca se deve a erros nos preenchimentos dos formulários exigidos pelo governo federal. “Estamos chamando todos os municípios para regularizarem sua situação. Há atraso no envio de documentos e até formulários incompletos”, disse Jerry Herbert. Segundo a Defesa Civil, 80% dos municípios já regularizaram sua situação. 

 

No Piauí, 77 municípios estão sendo abastecidos com carros pipas. Segundo o diretor, a Secretaria vai definir um plano de ação emergencial com a construção de barragem, de adutoras e poços. Inicialmente, serão priorizados a liberação de cestas e a regularização dos documentos para o município receber verbas do Ministério da Integração.



Cidade Verde