• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Banco Mundial aprovou, em Washington (EUA), sede da instituição, a realização de operação de crédito no valor de US$ 350 milhões com o Governo do Piauí. O empréstimo deve passar agora pelo crivo da equipe econômica do Governo Federal e da Comissão de Finanças do Senado.


 “O empréstimo foi aprovafo no dia 6, com muitos elogios, citado como um exemplo para o mundo em função do nosso projeto estar  bem direcionado, ajustado aos programas do Banco", dissesse o governador Wilson Martins, destacando que a aprovação ocorreu em tempo recorde, 11 meses.

Agora, a proposta deve ser aprovada pela Secretaria do Tesouro Nacional e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Depois disso, com o crivo da Casa Civil da Presidência da República, passará pela avaliação da Comissão de Finanças do Senado. A equipe do Governo do Estado responsável pela realização da operação de crédito acredita que as próximas etapas não deverão apresentar maiores dificuldades em função da célere aprovação do empréstimo pelo Banco Mundial e do reconhecimento do Governo Federal das boas capacidades de endividamento e de pagamento do Governo do Piauí.

 “Boa parte desde dinheiro será usado para quitar a dívida intralimite, que consome mensalmente 350 milhões de reais do Governo  do Estado. Vamos trocar uma dívida que hoje é cara para o Estado, por uma com os juros mais baixos praticados atualmente. Com isso, poderemos ampliar os investimentos com os recursos próprios do Estado”, disse o governador. “Além do pagamento da dívida, vamos investir parte desse dinheiro em programas de infraestrutura, nas áreas básicas, como saúde e educação, e no apoio a Arranjos Produtivos Locais”, acrescentou.



Cabeça de Cuia