• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Parnaíba, Luis Correia e Ilha Grande do Piauí. Essas são as três cidades piauienses   indicadas pelo Ministério do Turismo para compor a rota turística durante a Copa do Mundo de 2014. A três cidades são colocadas entre os destinos para os turistas que forem conferir os jogos na cidade de Fortaleza (CE) uma das cidades que irá sediar os jogos. A ideia do Ministério do Turismo é aumentar o fluxo turístico e a geração de renda e emprego nestas regiões.


As cidades piauienses estão listadas nos destinos para a prática de ecoturismo e aventura. Em Parnaíba os turistas irão poder conhecer a beleza da Praia do Sal e ainda o Porto das Barcas, ponto que está intimamente ligado ao nascimento da cidade. Situado às Margens do Rio Igaraçu, braço do Rio Parnaíba, o Porto das Barcas é um local onde o turista pode respirar arte e cultura.


Em Luis Correia o visitante irá encontrar as mais belas praias do litoral piauiense como a Praia do Coqueiro, Praia do Arrombado e Praia de Atalaia. Ilha Grande do Piauí é a cidade portal para o Delta do Parnaíba e concentra uma comunidade conhecida pela beleza, qualidade e criatividade do artesanato feito na região. Trançados e Bordados são o grande forte da produção dos artesãos.


As três cidades piauienses escolhidas pelo Ministério do Turismo estão a aproximadamente 490 Km de Fortaleza e a 330 Km de Teresina. De avião é uma hora de voo. De acordo com o ministério, o objetivo é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego. No total, foram indicados lugares distribuídos entre 21 estados.


O ministério estima que 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas no período. "Nossos estudos indicam que cada estrangeiro realizará uma média de três viagens pelo Brasil durante o mês da Copa do Mundo. Traçamos uma estratégia para intensificar o fluxo de deslocamentos, beneficiando o maior número de municípios e distribuindo melhor a geração de emprego e renda", disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, via assessoria de imprensa.



De acordo com o ministério, os locais selecionados estão em um raio de 300 quilômetros das cidades-sede. Além do segmento sol e praia, o mais popular, a lista inclui ecoturismo, aventura, esporte, cultura, negócios, eventos e gastronomia.



Os municípios selecionados, segundo o ministério, terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial. O investimento em campanhas e convênios para a promoção dos destinos turísticos deve ser neste ano próximo de R$ 151 milhões, mesmo valor investido em 2011 segundo o ministério.



Para a promoção internacional do turismo brasileiro, a expectativa é a de que a Embratur tenha R$ 139 milhões, mesmo valor do ano passado.


Diário do Povo