Segundo Iolanda Soares da Cunha, responsável pelo processo de descentralização das ações da Divisa, a implantação do processo se dá em parceria com os órgãos de saúde dos municípios. Para tanto, uma equipe da capital se desloca até as cidades para realizar capacitações junto aos profissionais, além de repassar as orientações necessárias para a execução das tarefas de baixo e médio risco.
“A etapa prevista para este ano irá contemplar os municípios que possuem um índice populacional de até 5 mil habitantes”, ressalta Iolanda Soares ao comentar que o processo de descentralização tem fortalecido o trabalho da gestão, oportunizando uma melhor atuação da Divisa junto aos municípios. “Podemos observar uma melhoria na estrutura oferecida, havendo um processo de capacitação continuada”, observa.
Até o fim do mês de janeiro, a Divisão Estadual de Vigilância Sanitária deverá divulgar o balanço geral da atuação do órgão em todo o Estado, destacando o total de apreensões de medicamentos, alimentos, entre outros produtos, bem como sobre a realização das fiscalizações nos municípios.
Fonte:GP1