• IMG_2987.png
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal (PF) após uma mensagem com ameaças ao reitor da instituição, João Paulo Sales, ser encontrada em um dos banheiros masculinos do campus.

reitorjp

Ainda não se sabe quem seria o autor da ameaça identificada na segunda-feira, 04, com a mensagem que dizia “João Paulo cuidado com a bala tô de olho em você”, mas uma equipe da PF já realizou a perícia no local e fez a coleta de material para dar início às investigações.

Ao Cidadeverde.com, o João Paulo Sales afirmou que essa é a primeira vez que recebe ameaças ou tentativa de intimidação desde que assumiu a reitoria da instituição. "Ao longo desses dois anos e meio de gestão à frente a UDFDPar nunca sofri qualquer ameaça ou algo do tipo”, disse.

Diante das ameaças, o reitor da UFDPar informou que reforçou os protocolos de segurança para continuar trabalhando no local.

“Desde o ocorrido, tenho adotado mais cautela com a minha segurança, com a atenção do setor de vigilância da universidade a movimentações incomuns no âmbito da universidade enquanto ação preventiva. Mas continuo trabalhando normalmente”, destacou.

Por meio de nota, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) prestou solidariedade ao reitor da UFDPar e manifestou seu repúdio em relação ao episódio e prestou, reiterando o “compromisso inegociável com a cultura de paz, o diálogo institucional e o respeito às diferenças”.

Leia a nota da UFPI na íntegra:

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) manifesta sua irrestrita solidariedade ao Magnífico Reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), Prof. Dr. João Paulo Sales Macedo, diante das ameaças à sua integridade física e à sua vida.

Tais atos não atingem apenas o Reitor em sua dignidade pessoal, mas representam um grave atentado aos princípios da convivência democrática, à autonomia universitária e à missão maior das instituições federais de ensino superior: promover o conhecimento, a liberdade e o respeito mútuo.

A UFPI repudia com veemência qualquer forma de violência, intimidação ou tentativa de silenciamento que recaia sobre gestores, servidores, estudantes ou qualquer membro da comunidade acadêmica.

Reafirmamos, neste momento, nosso compromisso inegociável com a cultura de paz, o diálogo institucional e o respeito às diferenças, valores que sustentam a universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.

A Reitoria da UFPI permanece ao lado da UFDPAR e do Reitor João Paulo Sales Macedo, convicta de que a educação é instrumento de transformação e que a coragem de educar jamais será vencida pelo medo.

Com informações do cidade verde

Foto: reprodução