Nesta terça-feira, 24, o corpo do caminhoneiro piauiense Kécio Francisco dos Santos Lopes, de 42 anos, uma das vítimas do desabamento da Ponte JK, que liga os estados do Tocantins e Maranhão, foi encontrado e identificado por familiares, através de fotos. O acidente ocorreu no último domingo, 22.

keciopiaui

Segundo informações da família, o corpo de Kécio foi localizado no lado tocantinense da ponte e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do estado. Parentes que acompanharam as buscas no Maranhão agora tentam realizar a travessia entre os estados para fazer o reconhecimento presencialmente.

Kécio Francisco residia em Demerval Lobão, no Piauí, com a esposa e filha. No momento do acidente, ele transportava defensivos agrícolas. Informações obtidas pelo Cidadeverde.com revelam que imagens de câmeras de segurança na região mostraram o caminhoneiro próximo à ponte minutos antes do colapso.

Entenda o caso

A Ponte JK, localizada na BR-010 e responsável pela ligação entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), desabou no último domingo (22). Um vídeo registrado pelo vereador Elias Júnior, de Aguiarnópolis, mostra o momento exato do acidente.

Nas imagens, o vereador destaca rachaduras visíveis na estrutura da ponte e alerta para a necessidade urgente de reparos. Poucos segundos após a gravação, a ponte cedeu.

A estrutura, que tem mais de 60 anos, é utilizada para o transporte intenso de veículos de carga, agravando os problemas estruturais. Outros vídeos divulgados nas redes sociais mostram o trecho central da ponte rompido, enquanto populares relataram que caminhões transitavam no local no momento do desabamento.

Número de mortes sobe para três

Subiu para três o número de mortes confirmadas no desabamento da ponte entre os estados do Maranhão e Tocantins. Nesta terça-feira (24), equipes de busca localizaram os corpos de Lorrane Cidronio de Jesus, de 11 anos, e Kécio Francisco Santos Lopes, de 42. A terceira vítima, Lorena Rodrigues Ribeiro, de 25 anos, foi localizada na segunda-feira (23).

O acidente deixou 14 pessoas desaparecidas (confira a lista abaixo). Um homem de 36 anos foi resgatado com vida.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação sobre o colapso da estrutura, que também gerou preocupações ambientais, especialmente com a possível contaminação da água. Dois caminhões que caíram durante a travessia estavam carregados com ácido sulfúrico e agrotóxicos. A captação de água do Rio Tocantins para municípios próximos foi suspensa ainda na noite de domingo.

Veja a lista dos desaparecidos:

Andreia Maria de Sousa (sem idade informada)

Beroaldo dos Santos (51 anos)

Anísio Padilha Soares (43 anos)

Silvana dos Santos Rocha Soares (53 anos)

Alessandra do Socorro Ribeiro (50 anos)

Salmon Alves Santos (65 anos)

Felipe Giuvannuci Ribeiro (10 anos)

Cássia de Sousa Tavares (34 anos)

Cecília Tavares Rodrigues (3 anos)

Marçon Gley Ferreira (sem idade informada)

Osmarina da Silva Carvalho (48 anos)

Gessimar Ferreira (38 anos)

Ailson Gomes Carneiro (57 anos)

Elisângela Santos das Chagas (50 anos)

Com informações do cidade verde

Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins