O município de Canto do Buriti está com grande concentraçaõ de incêndiuos e o Corpo de Bombeiros de Teresina enviou o helicóptero da Polícia Militar do Piauí e está mobilizando equipes para auxiliar no combate as chamas. Nesse domingo, 13, quatro pessoas da mesma família morreram queimadas na localidade Santa Clara, zona rural da cidade. No ano passado, essa mesma localidade teve mais de 9 mil hectares de vegetação queimados.
Em entrevista ao Notícia da Manhã desta segunda-feira (14), o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José Veloso, destacou a complexidade da situação e informou que guarnições de Floriano já estão atuando na região desde o ocorrido.
“É uma situação complexa. O Corpo de Bombeiros não tinha equipes no local. Quando soubemos do caso, enviamos uma equipe de Floriano ainda ontem. Hoje, a aeronave da Polícia Militar foi enviada para apoiar o combate ao incêndio, e também estamos mobilizando mais equipes para a área”, explicou o coronel.
O subcomandante fez um apelo à população, pedindo que abandonem suas residências caso percebam a aproximação do fogo.
“É uma área de assentamento, com várias famílias concentradas. O fogo continua se alastrando pela vegetação e muitos moradores participam do combate. No entanto, alertamos que, ao identificar a proximidade do fogo, é crucial deixar a casa, pois o comportamento das chamas é imprevisível, e a velocidade e direção do vento podem mudar repentinamente, colocando todos em risco”, reforçou.
O coronel José Veloso também mencionou que as equipes realizarão um levantamento dos equipamentos necessários e devem passar dias na região atuando no combate ao incêndio.
"Precisamos saber o que é necessário para mobilizar essas equipes para as cidades de Canto do Buriti e Eliseu Martins, que são regiões bastante amplas. As equipes irão preparadas para passar dias no local combatendo o incêndio", finalizou.
Família resistiu à saída
Segundo informações da prefeitura de Canto do Buriti, as vítimas foram identificadas como Ilda Pinto da Silva, Aido Pereira, Erisvaldo Braz da Silva e Raimunda Nonata Vitorino dos Santos.
A Polícia Civil informou ao Cidadeverde.com que o fogo estava acontecendo próximo à residência da família ainda durante a manhã, porém eles decidiram continuar no imóvel.
"O proprietário da casa (vítima) decidiu por não sair da residência, aí veio poucas horas depois a se expadir [o fogo] e acontecer o fato", disse o delegado Vinicius Araujo.
Incêndios em Canto do Buriti
Em Canto do Buriti, é comum o registro de queimadas e incêndios, especialmente durante os meses do B-R-O Bró (setembro a dezembro), período em que a umidade do ar diminui e a vegetação seca facilita a propagação do fogo.
No mês passado, um incêndio de grandes proporções destruiu parte do Parque Nacional da Serra das Confusões, na região, após 12 dias de combate.
Em agosto de 2023, mais de 9 mil hectares de vegetação foram queimados na zona rural da cidade.
Com informações do cidade verde