• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nessa quinta-feira, 07, a Polícia Militar do Piauí, através do Batalhão de Polícia Ambiental, realizou novas ações voltadas para o resgate de aves silvestres em situação de cativeiros nos municípios de União e Altos. Em meio a novas denúncias e flagrantes de gaiolas em portas de residências, as equipes apreenderam mais de 60 pássaros.

gaiolas

De acordo com o sargento Israel Rodrigues, do BPA, após a repercussão das últimas apreensões em União, o número de denúncias aumentou com a visibilidade. No município, cerca de 30 aves foram resgatadas pelo batalhão.

“A situação aqui é a mesma de segunda-feira. A operação ainda continua aqui na cidade de União por conta da grande quantidade de denúncias. Na primeira operação, a gente teve aquela apreensão de mais de 50 pássaros e durante a semana com a divulgação, recebemos mais denúncias. E hoje, como foi deflagrado a operação Força Total, que acontece no Brasil todo, o comandante do batalhão resolveu mandar novamente as equipes aqui para União para continuar a fiscalização contra esse crime ambiental que é de estar guardando animais silvestres em casa. Nesse caso, a gente está fiscalizando mais pássaros”, destacou.

O BPA passou a utilizar drones na tentativa de identificar gaiolas em quintais e em corredores de residências, visto que com as fiscalizações, as pessoas tendem a esconder os animais criados ilegalmente.

“Como já começou as fiscalizações assim já tá um pouco mais difícil a gente ficar visualizando os animais que eles tinham costume de colocar nas portas de casa, mas agora eles já estão, como a viatura entra na cidade, rapidamente eles espalham nos grupos deles e criadores de pássaros e já começam a esconder os animais nos banheiros, nos quartos e a gente está encontrando agora essa dificuldade, mas mesmo assim a gente está obtendo êxito. Hoje também a gente tá utilizando imagens de drone para facilitar, ver se a gente consegue visualizar algumas gaiolas nos quintais ou nos corredores das casas, porque às vezes a gente não consegue acesso e aí tá facilitando também esse nosso trabalho, a utilização de imagens aéreas”, pontuou o sargento.

Já na cidade de Altos, foram apreendidos cerca de 64 aves durante patrulhas. As equipes saíram pelas ruas da cidade e flagraram gaiolas em portas de residências. Os animais em estado de mansidão foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Bio Parque Zoobotânico em Teresina. As gaiolas apreendidas são descartadas.

Com informações do cliqueuniao