• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Quatro pessoas foram indiciadas no artigo 29 da Lei 9.605/98 de crimes ambientais, pela Polícia Civil, ao apreender 31 pássaros silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro sem a devida permissão das autoridades competentes. O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira, 09, em quatro endereços distintos, sendo um no bairro Santa Luzia e três no povoado Boíba, zona rural de Cocal, município da região Norte do Piauí.

aves

A ação é decorrente de uma determinação superior que se estenderá por todas as cidades de Cocal e Cocal dos Alves que visa coibir uma prática muito comum em nossa cultura,, a de criar pássaros aprisionados em gaiolas ou viveiros.

“É preciso alertar as pessoas que não há mais a possibilidade desse tipo de conduta, considerada até então muito comum. Para ser tutor de algum animal da fauna brasileira é preciso de autorização, com todo um procedimento sendo preciso seguir vários requisitos para não ocorrer nenhum crime”, detalhou um dos policiais que participaram dos trabalhos.

As aves resgatadas foram encaminhadas a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Parnaíba, onde serão avaliados clinicamente e passarão por readaptação para que posteriormente possam voltar ao meio ambiente.

Dentre as aves, havia espécimes como corrupião, galo-de-campina, gola, bigode, coleira, xexéu, azulão.

Com informações do Blog do Coveiro.