• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A atividade física é importante em todas as fases da vida. Ela prolonga a expectativa de vida e promove muitos benefícios para a nossa saúde. Mas e os idosos? Eles podem fazer qualquer tipo de atividade? O que um idoso sedentário deve fazer para começar a se exercitar sem se machucar? Quem respondeu essas perguntas foi o preparador físico e consultor do Bem Estar Marcio Atalla.


Segundo Atalla, é importante pensar em exercícios que proporcionam ganho de massa muscular. “Ao longo da vida vamos perdendo massa magra e isso é mais evidente após os 60 anos. Quanto menos músculo, menos proteção para as articulações e, por isso, mais dor”, alerta.

Não existe limitação para a atividade física, mas existe a atividade correta para cada pessoa, principalmente se envolver algum problema de saúde. Se tiver dor, desgaste ou lesão, as atividades de menor impacto são indicadas, como caminhada, bicicleta, natação, hidroginástica, pilates, musculação. Tudo vai depender de cada caso, idade e condição de saúde.

Para quem quer começar, a caminhada é uma ótima opção, por ser um exercício de baixo impacto. Bicicleta também é uma boa alternativa, pois não tem impacto e ajuda a ganhar massa muscular na perna.

O preparador também tem outra dica para quem está começando a se exercitar: fuja do asfalto! Dê preferência à grama e areia, que são mais fofas e diminuem o impacto.
Benefícios da atividade física para idosos
Pesquisas mostram que iniciar uma atividade física, mesmo após os 60 anos, traz inúmeros benefícios:

Reduz risco de infarto
Aumenta o tempo de vida
Melhora a flexibilidade, força muscular e condicionamento físico
Reduz o risco de quedas
Reduz a osteoporose
Melhora do sono
Reduz a ansiedade e melhora o humor
Controla o diabetes e a pressão arterial

 

G1